Vista lateral traseira do Mercedes-Benz Concept EQ em uma estrada sinuosa.

Concept EQ – mobilidade redefinida.

Eletromobilidade: Mercedes-Benz vira a chave.

Concept EQ – mobilidade redefinida.

Eletromobilidade: Mercedes-Benz vira a chave.

Vista dianteira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ diante da ponte Golden Gate, Califórnia.
Vista dianteira do Mercedes-Benz Concept EQ diante da ponte Golden Gate, Califórnia.
Vista lateral do Mercedes-Benz Concept EQ diante da ponte Golden Gate, Califórnia.
Vista dianteira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ diante da ponte Golden Gate, Califórnia.

O conceito EQ oferece um ecossistema completo de produtos, serviços, tecnologias e inovações voltado para a eletromobilidade. A gama vai de veículos elétricos até acumuladores de energia residenciais, passando pelas estações de recarga Wall Box e serviços de recarga.

Uma amostra da nova marca pôde ser vista no modelo "Concept EQ", prestes a entrar em produção, que estreou mundialmente em Paris. Ainda nesta década, o primeiro modelo da série EQ no segmento SUV dará a partida. Uma ofensiva de lançamento de modelos vai se seguir, acrescentando veículos elétricos progressivamente ao portfólio da Mercedes-Benz Cars.

EQ: mensagem clara aos clientes.

Vista dianteira do Mercedes-Benz Concept EQ estacionado sobre uma estação de recarga no piso.
Vista dianteira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ.

EQ: mensagem clara aos clientes.

O portfólio da marca EQ engloba todos os futuros veículos movidos a energia elétrica e os produtos e serviços relacionados da Mercedes-Benz. Com isso, os inventores do automóvel passam uma mensagem clara e transparente aos seus clientes por meio de um portfólio em constante expansão. A marca EQ representa, portanto, o próximo passo em sintonia com a estratégia comercial e de marketing que busca a "Best Customer Experience".

A Mercedes-Benz já oferece atualmente uma ampla infraestrutura de carregamento. Existe a estação de recarga rápida Wall Box, o app gratuito "Charge&Pay", para abastecer veículos movidos a energia elétrica de forma confortável em postos de carregamento públicos, e os acumuladores de energia obtida de sistemas fotovoltaicos, oferecidos para empresas ou residências. Todos esses produtos e serviços estarão futuramente reunidos na marca EQ. Dessa forma, a Mercedes-Benz estabelece uma imagem clara e coerente em seus produtos e serviços sustentáveis com a estrela.

Show car em Paris: "Concept EQ".

Show car em Paris: "Concept EQ".

Com o "Concept EQ", a Mercedes-Benz comprova que o carro elétrico está prestes a acelerar e mudar de pista: os estudos sobre o visual de um SUV coupé esportivo oferecem um panorama da nova geração de veículos movidos a baterias elétricas. O design exterior dinâmico com estética elétrica moderna destaca o foco na poderosa tração elétrica. Dois motores elétricos, cuja potência pode chegar a até 300 kW graças a componentes escaláveis da bateria, e uma tração integral nas quatro rodas garantem uma ótima dinâmica de condução.

Vista lateral do cockpit e console central do Mercedes-Benz Concept EQ.
Imagem em detalhe do touchscreen na traseira do Mercedes-Benz Concept EQ.
Dieter Zetsche apresenta o Mercedes-Benz Concept EQ.

Com até 500 quilômetros de autonomia e a segurança, funcionalidade, conectividade e o conforto típicos dos veículos Mercedes, o "Concept EQ" preenche todos os requisitos para uma mobilidade moderna e sustentável. Até o interior do veículo oferece soluções inovadoras sob um conceito totalmente novo. O "Concept EQ" teve lançamento mundial no Salão do Automóvel de Paris. Ele é o precursor da EQ, a nova marca de produtos para eletromobilidade da Mercedes-Benz.

CASE: Connected, Autonomous, Shared, Electric.

Dieter Zetsche posa diante do Mercedes-Benz Concept EQ.

CASE: Connected, Autonomous, Shared, Electric.

"A mobilidade do futuro na Mercedes-Benz se apoia em quatro pilares: conexão, autonomia, compartilhamento e eletricidade. O 'Concept EQ' reúne todas essas qualidades", afirmou o Dr. Dieter Zetsche, Presidente da Daimler AG e Diretor da Mercedes-Benz Cars. "Veículos livres de emissões são o futuro. Nossa nova marca EQ vai muito além do veículo elétrico. A marca EQ oferece um ecossistema amplo de produtos, serviços, tecnologias e inovações voltado para motores elétricos."

A nova geração de veículos elétricos será baseada em uma arquitetura própria projetada especialmente para modelos com bateria elétrica, que poderá ser aplicada de forma escalável em todos os modelos de veículos.

Design com nova estética elétrica.

Vista lateral do Mercedes-Benz Concept EQ.
Vista traseira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ.
Vista dianteira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ.

Design com nova estética elétrica.

"O 'Concept EQ' é sexy e cool", avalia Gorden Wagener, coordenador da área de design da Daimler AG. "O que fascina é sua capacidade de reinterpretar nossa filosofia de design orientada à clareza sensorial, visando uma estética elétrica autônoma, moderna e de vanguarda. Ao mesmo tempo, o design minimalista dos show cars futuristas revela um progresso sedutor". A forma básica monolítica do "Concept EQ" alia os genes do SUV à dinâmica característica do coupé e incorpora elementos do shooting brake na traseira.

Vista do Mercedes-Benz Concept EQ com perspectiva superior inclinada.

Com forma plana e alongada, o conjunto envidraçado confere robustez e purismo às proporções. A fluidez da transição entre o capô preto brilhante, o para-brisa e o teto panorâmico de cor escura caracteriza a nova estética elétrica e forma um contraste fascinante com a pintura em prata Alubeam. Juntas da carroceria quase imperceptíveis, limpadores de vidros ocultos, câmera no lugar do espelho retrovisor externo e a ausência de maçanetas nas portas realçam a silhueta alongada e dinâmica.

Interior: funcional e de vanguarda

Interior: funcional e de vanguarda

No cockpit desenhado para o motorista, o foco se concentra em um controle descomplicado, baseado no toque e com uma estética elétrica inédita, que traduz harmonicamente o visual do exterior também no compartimento interno. Com design assimétrico, o painel de instrumentos com um grande display panorâmico suspenso é feito sob medida para o motorista.

Vista do cockpit futurista do Mercedes-Benz Concept EQ.
Imagem em detalhe do cockpit do Mercedes-Benz Concept EQ.

O interior do "Concept EQ" é marcado pelo luxo moderno, expresso sobretudo na interface de usuário completamente nova, que conecta emoção com inteligência e intuitividade. O ajuste de assento elétrico típico da Mercedes, sem interruptores e botões, é um exemplo desse conceito.

O console central com moldura em ouro rosé parece flutuar: dispensa elementos de comando mecânicos e está equipado com elementos sensíveis ao toque. Assim como nos elementos de Touch Control do volante, nele o motorista também controla os sistemas de ar-condicionado e de infotainment com apenas um dedo.

EQ: a nova marca de eletromobilidade.

Logotipo da nova marca de produtos para eletromobilidade da Mercedes-Benz.

EQ: a nova marca de eletromobilidade.

O modelo "Concept EQ", prestes a entrar em produção, apresenta uma visão da arquitetura projetada para veículos elétricos independentemente do modelo. Dieter Zetsche: "O smart elétrico foi um pioneiro da condução elétrica em 2007. Agora vamos virar a chave. Estamos prontos para o início da ofensiva elétrica, que vai cobrir todos os nossos veículos, desde os compactos até as classes de luxo".

Os próximos modelos vão incorporar a essência da eletromobilidade moderna: o design atraente, o prazer excepcional ao dirigir, a alta praticidade e a máxima segurança, características marcantes de todos os veículos do inventor do automóvel.