O processo de design é desenvolvido em cooperação estreita com as áreas de pesquisa, desenvolvimento e produção.

Tudo começa com uma ideia e um desenho.

Tudo começa com uma ideia e um desenho.

O processo de design começa sempre com uma ideia, que é seguida pelo desenho. Seja no caderno de esboços ou na tela do computador, ideias que antes só existiam na mente do designer ganham vida.

Entre os inúmeros esboços criados, são escolhidos os melhores e mais promissores. Então, com base em especificações geométricas, eles são testados de forma que proporções, dimensões e gráficos criem uma imagem coerente.

O caminho até o primeiro protótipo.

Um modelo exato e detalhado de argila dá vida tridimensional à ideia.

O caminho até o primeiro protótipo.

Para poder avaliar seu efeito espacial real, os projetos selecionados são representados como modelos detalhados de argila em escala 1:4 e também como modelos virtuais com ajuda do Powerwall, uma enorme tela em que os designers podem visualizar e analisar os projetos sob diferentes perspectivas.

É possível imaginar o carro com as dimensões corretas e, entre outros elementos, a geometria, cor e textura podem ser alteradas com um simples clique. Ambos os métodos têm seus benefícios mas, até hoje, a projeção virtual não conseguiu substituir a modelagem em escala.

 

Depois que a equipe toma a decisão final por uma versão, nasce o primeiro protótipo em escala real, com apoio das máquinas de digitalização e fresagem. Todos os detalhes são feitos à mão. O resultado é um modelo realista que permite visualizar todas as características típicas do novo veículo.

Nasce o interior do veículo.

O interior é criado em escala 1:1 a partir do esboço e desenvolvido de dentro para fora.
Todos os detalhes do modelo de argila são feitos à mão.
O designer dos elementos de color and trim reserva atenção especial à escolha de materiais e cores.

Nasce o interior do veículo.

O interior do veículo também é projetado inicialmente como esboço e renderizado. Um modelo de argila em tamanho real permite ao designer experimentar o desenvolvimento tridimensional até alcançar uma sensação de espaço esteticamente sofisticada. Vários interiores são construídos para que se decida qual conceito seguir.

Para equipar as superfícies, os designers de color and trim escolhem materiais e cores entre centenas de padrões disponíveis de tecido, couro, madeira e metal. O efeito do toque e das cores é recriado e definido em modelos de assentos construídos em escala 1:1 sob "condições reais".

Geralmente, todos os elementos de comando e do painel são desenvolvidos especialmente para cada veículo e aprimorados até chegar à forma ideal.

O grande final.

O protótipo é o resultado do processo de design originado em uma ideia e um esboço.

O grande final.

Exterior e interior são reunidos em um modelo. Como em um quebra-cabeças, uma equipe de especialistas encaixa à mão cada peça produzida individualmente para obter um veículo perfeito com todas as suas particularidades que, posteriormente, serão reproduzidas nos veículos de série. Uma nova estrela sobe ao palco.